Papo Forte com Rodrigo Polesso

#57 Reais Causas da Obesidade Que Ninguém Fala (Não é o carboidrato, nem o sedentarismo)

May 12, 2022

Obesidade é caracterizada coloquialmente como a mera consequencia de se comer demais e se exercitar de menos. A culpa é colocada nas costas da pessoa acima do peso que não sabe se controlar, sendo a solução basicamente fechar a boca e se exercitar mais.

Em outros círculos, como na dieta low carb e cetogênica, a obesidade por ser caracterizada de outras formas e justificada pelo modelo "carboidrato-insulina" de obesidade, basicamente inferindo que o ganho de peso é fruto do consumo excessivo de carboidratos.

O pessoal da dieta vegana e vegetariana pode argumentar que o ganho de peso é mero resultado do consumo excessivo de gorduras e alimentos de origem animal e assim por diante.

Todo mundo parece ter uma explicação simples, clara e definitiva. O unico problema é que elas não funcionam na prática.

Comer demais e se exercitar de menos nunca foi mostrado ser CAUSADOR de obesidade.

Comer carboidratos demais nunca foi mostrado como fator independente causador de obesidade e também comer carne ou gorduras demais nunca foi mostrado ser fator causador de obesidade.

Outro problema é o viés pessoal. Você ter por exemplo emagrecido com low carb não significa que o carboidrato foi a causa do ganho de peso, você ter emagrecimento sendo vegano não significa que foi a carne que gerou o ganho de peso, etc. Você sentir menos dor na perna quebrada quando para de caminhar com ela nao significa que ela quebrou por causa de caminhar.

Mesmo com a falta de comprovação científica, estas crenças continuam a ser perpetuadas por muitos com fervor comparado à religião.

Qual a melhor religião? Quem ousa dizer? É impossível se chegar em um consenso, pois não há evidência inequívoca e definitiva.

Qual a causa da obesidade? É a mesma coisa, não é evidência inequívoca e definitiva. Obesidade é um problema complexo que transcende a visão simplista divulgada por aí por tanta gente.

No entanto, eu acredito que já entendemos o suficiente para suspeitamos dos principais fatores causadores.

Falaremos da produção de energia nas mitocôndrias, geração de ATP, fadiga, fome em excesso e como o "metabolismo obeso" pode ser uma mera consequência de uma disfunção energética a nível da mitocôndria.

Passe a frente!

Rodrigo

Referências: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19190... https://www.sciencedirect.com/science...

 

🎙️ Gosta de PODCAST? Veja todos episódios na íntegra em papoforte.com.br e siga na sua plataforma de podcast favorita (Spotify, Apple, Google, Amazon, etc).

✂️ Gosta de vídeos curtos e cortes com dicas rápidas? Siga meu canal de cortes no Youtube clicando aqui e meu Tik Tok de cortes aqui.

💁‍♂️ Me siga nas redes sociais, instagram, telegram, youtube, etc.

🔶 Programa de emagrecimento Código Emagrecer De Vez aqui. Encontre meus outros programas de emagrecimento, vídeos e demais conteúdos no meu site oficial: emagrecerdevez.com

Podbean App

Play this podcast on Podbean App